11 de dez. de 2012

Cultura alemã em Santa Cruz do Sul


Sempre gostei de novas culturas porque convivi desde cedo com a diferença. Ainda pequeno tive contato com a língua alemã e sempre achei bacana. Ficava admirado com tamanha rapidez das pessoas ao pronunciar palavras que achava apenas engraçadas, mesmo sem entender o significado.
Vim morar na cidade com dois anos e sempre soube que a alma de nossa cidade é alemã. O povo, embora hoje mais diversificado, é em sua maioria de descendência alemã, ou melhor, deutsch. As casas de cucas, arquitetura, os olhos claros dos habitantes, a culinária e o gosto por chope representam de forma muito clara como temos influência dos colonizadores que aqui chegaram em 1849.
Embora a festa típica que ocorre na cidade há quase trinta anos tenha perdido um pouco do brilho e características da Alemanha, ainda se percebe que a Festa da Alegria é um dos grandes potencializadores da cultura no estado.
Acredito que o diferencial da nossa Santa Cruz deveria ser mais valorizado. A hospitalidade da cidade é destaque em todo o Rio Grande do Sul e a limpeza das ruas centrais, juntamente com a beleza do túnel verde e da Catedral São João Batista, faz de nosso município um ótimo lugar para viver. A cultura de um povo jamais deve ser apagada e, sim, cultivada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário