25 de out. de 2012

Sou famoso, posso tudo! - Um texto sobre os 15 minutos de fama


Dinheiro, luxo e glamour são coisas que a maioria das pessoas já imaginou ter caso se torne famosa da noite para o dia. Os meios de comunicação apresentam ao público, de forma glamurosa e especial, pessoas que, às vezes, não se diferenciam muito de nós. A partir de todas as aparências mostradas, alguns acabam por se iludir com a fama passando a ignorar a realidade de vida que têm.
O objetivo dessas pessoas é, ao menos, poderem se assemelhar às personalidades que admiram. Percebe-se isso em programas de “fama instantânea” como Menina Fantástica e Big Brother Brasil, ambos da TV Globo. No entanto, acredito que o que está por trás da busca pela notoriedade é um sentimento de inferioridade perante aos ídolos que são tidos como semideuses por quem os vê.
Em um contexto mais amplo, nota-se que o sonho da fama que permeia a mente do público, principalmente o brasileiro, é sustentada por mitos, por identidades nacionalizadas e ao mesmo tempo vulgares que a televisão e a internet ajuda a criar de forma rápida e que se tornam reconhecidas rapidamente como “musas” de congresso, futebol e de todos os tipos de concursos possíveis. Celebridades assim saem de cena rapidamente, dando lugar a outras igualmente sem importância. Cultua-se o corpo antes de qualquer outro talento que a pessoa possa vir a ter.


Este é mais um texto produzido para a disciplina de Leitura e Produção de Textos III do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda da UNISC. Professor: Elenor Schneider.
Nota do professor: 9,5.



Nenhum comentário:

Postar um comentário